Centro Terra Viva
O Centro Terra Viva (CTV) – Estudos e Advocacia Ambiental é uma organização moçambicana não governamental, criada em 2002 com o intuito de promover e assegurar a participação da sociedade civil na educação e informação ambiental, bem como na adopção e aplicação de legislação sobre a mesma temática. Em termos interventivos sempre foi uma organização focada na investigação e advocacia ambiental.
Abrangência Geográfica
Na primeira fase, a estrutura, as áreas de intervenção e a abrangência geográfica do CTV eram muito limitadas, pois dispunha apenas de um escritório central e com actividades distribuídas por três programas, nomeadamente o programa de políticas e legislação ambiental (PRO-LEGIS), o programa de educação e informação ambiental (PRO-INFO) e o programa sobre ecossistemas e biodiversidade (PRO-ECO).
A partir da segunda fase, a abrangência geográfica foi estendida para o nível nacional e foram criadas delegações regionais posicionadas no norte (delegações de Pemba e Palma), no centro (delegação do Chimoio) e no sul (delegação da Maxixe), para além do escritório sede em Maputo. Ainda nessa fase, houve uma reformulação programática tendo sido criado o programa de terras, florestas e biodiversidade – com os sub-programas PRO-TERRAS (visando realizar pesquisas sobre mecanismos para reforço da segurança de posse da terra), PRO-FLORES (visando promover a utilização sustentável das florestas e contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas) e PRO-ECO (focado na conservação do ambiente costeiro e marinho) – e o programa do Género, HIV-SIDA e Recursos Naturais (que visava essencialmente promover e reforçar a participação da mulher na gestão dos recursos naturais).
Na última fase, uma nova adaptação programática e estrutural foi efectuada – tendo estado operacionais o PRO-LEGIS, o PRO-TERRAS, o PRO-INFO e o PRO-ECO, com uma área temática transversal designada “género, terras e mudanças climáticas” – e foram extintas as delegações da Maxixe, de Chimoio e de Pemba. A cobertura das regiões Norte/Centro e Sul ficaram então sob responsabilidade de pontos focais estabelecidos em Pemba e Maxixe, respectivamente, para além da delegação de Palma estratégica para o acompanhamento dos desenvolvimentos da indústria extractiva a ser estabelecida no distrito de Palma.
Uma gestão dos recursos naturais em moçambique que seja socialmente justa, ambientalmente sã, economicamente viável e institucionalmente responsável, baseada em conhecimentos científicos que garantam a sustentabilidade e uma partilha justa e equitativa de benefícios.
Visão
Contribuir para o desenvolvimento sustentável, baseado na legalidade, justiça e numa melhor fundamentação técnico-científica das decisões ambientais, para que os apelos à participação pública na gestão ambiental incluídos nas políticas, estratégias e na legislação ambiental nacional sejam respondidos positivamente por uma sociedade civil com capacidade para fazer contribuições informadas e relevantes nesta área.
Missão
-
Legalidade, transparência, integridade e justiça
-
Profissionalismo e responsabilidade institucional
-
Imparcialidade e respeito por todos os actores
-
Compromisso e lealdade para com as comunidades
Valores
Assistente Jurídica do programa de política e legislação de governança da terra. Advogada ambiental, ativista social e estagiária da Ordem dos Advogados de Moçambique. Possui alguma experiência em trabalhos de desenvolvimento rural, relacionados a projetos de gestão comunitária, preparação social de comunidades e monitoramento de processos de licenciamento ambiental, a fim de forçar os investidores e outros atores a respeitar os direitos das terras das comunidades. 2012 a 2014 foi Delegada Regional no centro do país, a delegação sediada na cidade de Chimoio, província de Manica, onde coordenou a implementação das seguintes atividades principais: Programa de Titulação de Terras para Mulheres; Formação de paralegais em Manica e Zambézia.
Director de Administração e Finanças. Licenciado em Contabilidade e Finanças, possui conhecimentos profundos das normas e procedimentos de Administração, Contabilidade e Finanças.
Nelson Alfredo
Assistente jurídico
Assistente jurídico no programa de política e legislação de governança da terra. Jurista e Mestrado na protecção dos direitos da. Trabalhou como assistente de campo no CTV, com foco para a delimitação de terras comunitárias e preparação social na Província de Inhambane e mais tarde agregou-se a isso a assistência jurídica das comunidades e monitoria dos processos de licenciamento ambiental com maior incidência para Palma e Montepuez, na Província de Cabo Delgado.
Issufo Tankar
Gestor do Programa de Negócios sustentáveis
Investigador Sénior no Programa de Políticas e Legislação Ambiental. Mestrado em Desenvolvimento Rural e Licenciado em Agronomia. Trabalha na área de desenvolvimento comunitário a cerca de 20 anos. Participou na elaboração e implementação de vários projectos de Titulação de Terras comunitárias, de maneio comunitário de recursos naturais e de monitoria de processos de licenciamento. Produziu e publicou vários relatórios sobre reassentamentos, delimitação de terras, exploração florestal, mineração artesanal, entre outros. Participou como representante do CTV em diferentes plataformas nacionais e internacionais.
Dinis Mandevane
Gestor do Programa de Informação e Educação Ambiental
Licenciado em ensino de química e biologia pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Possui experiência na elaboração, implementação e gestão de projectos de educação ambiental e de maneio sustentável de recursos naturais pelas comunidades locais.
Tem participado em pesquisas sobre questões ambientais e de exploração de recursos naturais com enfoque para mineração artesanal, educação ambiental e gestão e administração de terras.
Borges Charles Romão Chivambo
Assistente jurídico
Borges Charle Romão Chivambo – Assistente Jurídico do projeto de Mineração Artesanal: Direitos ambientais e culturais na província de Cabo Delgado, que está sendo implementado em parceria com a ONG espanhola Medicus Mundi, nos distritos de Ancuabe, Montepuez e Namuno. Atualmente está cursando o mestrado em Direito Civil na Universidade Católica de Moçambique.
Helena Tinga
Contabilista
Contabilista Senior da Instituição. Bacharel em Contabilidade e Auditoria, possui conhecimentos sólidos na área tendo trabalho no sector publico e privado.
Orízia Isa Marindze
Contabilista Tesoureira
Licenciada em Gestão e Finanças pelo Instituto Superior de Transporte e Comunicações de Maputo. Possui experiência gestão de orçamento, actualmente é responsável pela Tesouraria.
Renato Uane
Assistente de Investigação
Assistente de Investigação. Licenciado em ensino de História e Geografia e a realizar o seu mestrado em gestão e auditoria ambientais com especialidade em Gestão de Espaços Naturais. Trabalhou no CTV, como Delegado Regional Norte, focalizando suas atividades no apoio às comunidades locais na gestão de terra e outros recursos naturais, através da provisão de atividades de preparação social para os processos de licenciamento ambiental, capacitações e monitoria. E neste momento tem estado a trabalhar no projeto mineração artesanal, direitos ambientais e culturais em Cabo Delgado, implementado pela parceria Medicus Mundi e CTV, com atividades focalizadas na formação aos diferentes intervenientes no projeto, autoridades locais, paralegais e associações de garimpeiros.
Carolina Marcela Mutatisse
Oficial de Investigação/ Assistente de Programa
É Mestranda em Biologia e Ecologia de Conservação pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Licenciada em Biologia Marinha, Aquática e Costeira e. Com mais de 4 anos de experiência em várias temáticas como Poluição e Acidificação Oceânica, mergulhos científicos, peixes, recifes de corais, baleias, florestas de mangal, prados de ervas marinhas, tartarugas marinhas, plataformas rochosas e pesca artesanal e de subsistência. Com um interesse especial em questões ligadas às mudanças climáticas, poluição e recifes de coral.
Torres Taimo
Assistente de Programa/Oficial de Investigação
É actualmente mestrando em Biologia e Ecologia de Conservação, no Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Licenciado em Biologia Marinha, Aquática e Costeira na mesma instituição de Ensino, possui experiência em projectos ligados a ecossistemas marinhos e costeiros (florestas de mangais, ervas marinhas), fauna marinha e costeira (mamíferos marinhos, peixes, aves, invertebrados marinhos) e recursos pesqueiros.
Ercilia Bauque
Recursos Humanos - Maputo
Administrativa e Contabilista. Licenciada em Contabilidade e Auditoria e, curso básico de Recursos Humanos. Atualmente responsável pela Gestão de Recursos Humanos auxiliando a área de Contabilidade e Administração.
Lúcia José Jonas Terabibo
Assistente de Campo de Palma na Província de Cabo Delgado
Assistente de Campo de Palma na Província de Cabo Delgado. Nível básico geral.
A evolução interventiva do CTV ao longo dos seus 15 anos de existência pode ser dividida em três fases:
-
2002 – 2008 – intervenções concentradas em actividades de advocacia para a promoção de uma melhor implementação das políticas e legislação para a gestão do ambiente e recursos naturais, e em actividades de promoção da conservação e uso sustentável dos recursos naturais;
-
2009 – 2012 – acções passou a focadas em actividades de advocacia na promoção da boa governação ambiental no sector de terras e florestas com foco no meio rural e se virou para actividades de capacitação e apoio técnico-jurídico reforçadas por investigação aplicada sobre gestão e administração de terras e florestas a nível público e comunitário;
-
2013 – 2017 – actividades de assessoria jurídica às comunidades rurais para reforço da segurança da posse da terra e estabelecimento de parcerias benéficas entre comunidades e investidores, actividades de massificação da educação e informação ambiental, acompanhamento de processos de consultas comunitárias e públicas para atribuição de direitos de uso da terra a investidores privados e a monitoria de processos de reassentamento;
História
Colaboradores
Samanta Remane
Directora Executiva do Centro Terra Viva
Assistente Jurídica do programa de política e legislação de governança da terra. Advogada ambiental, ativista social e estagiária da Ordem dos Advogados de Moçambique. Possui alguma experiência em trabalhos de desenvolvimento rural, relacionados a projetos de gestão comunitária, preparação social de comunidades e monitoramento de processos de licenciamento ambiental, a fim de forçar os investidores e outros atores a respeitar os direitos das terras das comunidades. 2012 a 2014 foi Delegada Regional no centro do país, a delegação sediada na cidade de Chimoio, província de Manica, onde coordenou a implementação das seguintes atividades principais: Programa de Titulação de Terras para Mulheres; Formação de paralegais em Manica e Zambézia.
Maurício Jaime Simbine
Director de Administração e Finanças
Director de Administração e Finanças. Licenciado em Contabilidade e Finanças, possui conhecimentos profundos das normas e procedimentos de Administração, Contabilidade e Finanças.
Berta Rafael
Drectora de Programas
Mestrada em Planeamento e Gestão de Assentamentos Informática pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), licenciatura em Gestão Ambiental, Planeamento e Desenvolvimento Comunitário, pela Universidade Pedagógica (UP), e é técnica em Agricultura. Gestora Ambiental e especialista em desenvolvimento comunitário, incluindo terra e outros recursos naturais. É pesquisadora assistente na área de terras, florestas, Género e mudanças climáticas. Participa em processos que visam a salvaguarda dos direitos das comunidades e em especial de mulheres.