O Centro Terra Viva (CTV) abriu uma nova frente na monitoria da biodiversidade que tem vido a realizar no Parque Nacional de Maputo (PNAM) através da realização de um estudo de selectividade das malhas de redes de emalhe de superfície que iniciaram em abril último. Trata-se de cinco espécies alvos do estudo, das quais três de peixes, Corvina: Otolithes ruber, Magumba: Hilsa kelee e Gonguri: Pomadasys maculatus e duas de caranguejos, nomeadamente Caranguejo de Mangal: Scylla serrata e Caranguejo Azul: Portunus pelagicusque, são largamente exploradas na Baía de Maputo, permitindo então, uma avaliação da exploração deste tipo de pescado no exercício da pesca artesanal de subsistência ao longo da zona tampão do PNAM.
Para o efeito, a equipe técnica realizou a colecta de dados através de uma parceria com 4 pescadores locais por um período de 15 dias, onde os mesmos permitiriam a colecta de dados biológicos das cinco espécies alvos do estudo bem como da fauna acompanhante.
A actividade que decorre no âmbito do projecto implementado em parceria com o Peace Park Foudation -Blue Action Foudation vai culminar com um relatório técnico no mesmo âmbito, o primeiro do género realizado pelo CTV. A este documento vão se agregar outros resultantes de levantamentos de dados que têm vindo a realizar-se desde o ano passado devendo se estender por mais três. A acção que tem em vista oferecer suporte à gestão de ecossistemas e espécies marinhas no Parque Nacional de Maputo, consiste na monitoria de florestas de mangal, de ervas marinhas, de dunas costeiras, de plataformas rochosas, de tartarugas marinhas, recifes de coral, entre outras.
As actividades de levantamento de dados são cruciais para entender a saúde e a dinâmica dos ecossistemas marinhos e costeiros, fornecendo informações valiosas para a gestão e conservação desses recursos naturais no Parque Nacional de Maputo e nas áreas circundantes.
A mesma missão abrangeu as localidades da Santa Maria, Mabuluco no Distrito de Matutuine e Distrito Municipal KaNyaca, Provincia de Maputo, onde foram realizadas visitas de campo em várias estações de monitoria estabelecidas para o efeito incluindo a Estação
de Biologia Marinha da lha da Inhaca (EBMI), Saco da Ilha de Inhaca e Sangala para a monitoria das ervas marinhas e estações de Mapanga, Bembi e Kaviola para a monitoria das florestas de mangal.
As actividades inserem se no financiamento da Blue Action Fund (BAF) através de um projecto implementado pela Peace Parks Foundation (PPF) cujo objectivo é a Monitoria e Investigação de Espécies e Ecossistemas no Parque Nacional de Maputo e na Zona Tampão.
Comments