top of page

MENU

Centro Terra Viva e Comunidade Satisfeitos com os Avanços Identificados na Produção de Mexilhão

Uma equipe liderada pelo Centro Terra Viva realizou, na semana passada, a monitoria da produção de mexilhão levada a cabo pela comunidade da localidade de Mabuluco, no distrito de Matutuíne, na província de Maputo. O trabalho consistiu em uma inspeção detalhada na área de cultivo, incluindo o cumprimento de procedimentos, a avaliação do estágio de produção, a qualidade e a quantidade dos bivalves em cada saqueta, além das condições das longlines que sustentam o substrato do mexilhão.


Durante a monitoria, os especialistas avaliaram positivamente o processo de cultivo que na sua óptica, mostra-se promissor. A equipe acrescentou que a área de produção tem se revelado favorável, tendo em conta o ambiente  caracterizado por águas calmas e ricas em nutrientes, o que contribui significativamente para o crescimento saudável dos mexilhões.

Entretanto, a monitoria também revelou alguns desafios a serem enfrentados, um dos quais já tem solução, uma vez que já há um barco disponibilizado pelo CTV para as comunidades envolvidas, através dos Conselhos Comunitários de Pesca da Santa Maria, de Inhaca e de Machangulo que para o seu uso implica um planeamento conjunto para garantir que todos os interessados possam se envolver nas iniciativas de produção e aprimoramento das técnicas de cultivo de mexilhão.


O CTV pretende com esta iniciativa, que conta com o apoio presencial da Associação para o Meio Ambiente (AMA),  contribuir para a resposta da crescente demanda por produtos marinhos e o potencial econômico da produção de mexilhão.  

 

Opmerkingen


bottom of page