CTV pretende impulsionar o negócio de diversas associações comunitárias na Província de Inhambane

Durante o mês de Maio o CTV realizou encontros com diversas associações comunitárias na Província de Inhambane, com o objetivo de apresentar o seu novo Programa de Negócios Sustentáveis (PRONES), e efectuar o levantamento socio económico das comunidades principalmente dos grupos e ou associações comunitárias para iniciativas de negócios e apoiar no estabelecimento de parcerias tendo em vista a cadeia de valor de cada iniciativa.

Esta visita abrangeu as seguintes associações e cooperativas: Associações Agrícolas de Licaca (Distrito de Jangamo), Associação Agro-pecuária Rio Chaque e Associação Agrícola de Chindjinguire (Distrito de Homoine), Associação Ntwanano, e a Cooperativa Josina Machel. Estas foram indicadas pelas Direcções Distritais das Actividades Económicas, com objectivo de aferir quais as actividades desenvolvidas e que benefícios estas trazem a comunidade como um todo.  Foi igualmente feita uma visita a empresa Moçambique Organics, como parte da iniciativa de apoio de busca de parcerias e mercados para os produtos comunitários. Após as visitas serão selecionadas algumas associações onde será feita a recolha de dados para elaboração de perfil sócio económico.

Das associações e cooperativas agrícolas visitadas a sua maioria dedica-se a produção e processamento de mandioca para produção de tapioca, outras ainda tem a componente da horticultura, feijões, milho, e outras raízes e tubérculos. Após os encontros com as diversas associações, notou que todas apresentam o grande desafio de falta de mercado para a venda dos seus produtos impedindo estes produtos de chegarem as províncias.

Ainda durante esta visita, realizou-se um encontro de concertação com o Administrador de Jangamo Azarias Xavier que contou com a participação da Secretaria do Estado, este encontro pretendia envolver o governo local nas actividades que estão a ser realizadas pela instituição.

Os membros do Governo tiveram conhecimento do trabalho do CTV a nível nacional e concretamente na província, e reiteraram a necessidade de apresentação do plano de actividades do CTV às direcções anteriormente mencionadas de modo a delinear estratégias e envolvimento das mesmas. Para o efeito, esta previsto a realização de um encontro de interação com as diversas instituições do Governo de Inhambane e o CTV para o inicio de Junho.

01-06-2021