Organização Interna

O CTV funciona através de uma estrutura administrativa liderada por uma Assembleia Geral que toma decisões e faz deliberações a nível macro e estratégico da associação, nomeadamente das suas áreas de intervenção, planos e programas, regulamentos, entre outros. Associado encontra-se o Conselho Fiscal, responsável pelo monitoramento das questões administrativo-financeiras.

A gestão corrente e executiva do CTV, incluindo o seu desenvolvimento enquanto instituição, é assegurada por uma Direcção Executiva integrando um Presidente do Conselho Directivo, os Directores de Programas e um Director de Administração e Finanças.

A execução das acções estratégicas fica a cargo dos Programas ou Áreas Programáticas, as quais constituem as unidades temáticas, compostas de uma estrutura própria e com autonomia técnico-científica, através das quais o CTV implementa projectos e actividades específicas na prossecução dos seus objectivos. Funcionam no CTV dois programas, nomeadamente:

  • Programa de Legislação e Políticas Ambientais (ProLegis), que comportar a área temática Legislação e Políticas de Governação Ambiental;
  • Programa de Ecossistemas e Biodiversidade (ProEco), que implementa a área temática de Conservação de Ecossistemas e Biodiversidade; e
  • Programa de Negócios Sustentáveis (ProNes) complementa o Apoio ao Maneio Comunitário de Terras e Recursos Naturais e será uma abordagem de aspectos sociais e ambientais feita pelo ProLegis e ProEco, respectivamente, concentrando as suas atenções em aspectos económicos e financeiros da gestão da terra de recursos naturais, sobretudo a promoção de negócios e investimentos públicos, privados e comunitários sustentáveis.

Os programas são orientados e geridos por Coordenadores de Programa e implementados por equipas técnicas compostas por técnicos e investigadores especializados em diferentes áreas.

De forma transversal, em coordenação com os diferentes programas e sob alçada directa da Direcção Executiva, actuará uma Unidade de Comunicação e Divulgação, a qual será responsável por acções de marketing institucional, comunicação e outreach (área temática 4) ficando de uma forma geral debaixo das responsabilidades da Direcção Executiva actividades relacionadas com relações públicas e mobilização de recursos.

Organigrama