Guião para Gravação do Vídeo do Dia Mundial dos Oceanos

Celebra-se hoje, 08 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi proclamada através da Resolução 63/111 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a de 5 de Dezembro de 2008. Para comemorar esta data, o CTV entrevistou o seu Director do Programa de Ecossistemas e Biodiversidade, Dr. Marcos A.M Pereira, biólogo marinho, para falar sobre os oceanos.

Durante a sua intervenção o especialista considera que Moçambique não está mal na gestão dos oceanos em comparação com outros países, mas há necessidade de aprender dos outros que já enfrentara situações de sobre – exploração de recursos, destruição de paisagens e outros factores.

Mencionou ainda que apesar do país possuir áreas produtivas, ricas em biodiversidade e deter uma das poucas áreas pristinas ao nível global, há necessidade de investir muito no desenvolvimento humano que deve ter em conta a saúde, segurança alimentar e educação capital humano para melhorar a gestão do oceano índico. Pois não se pode conservar e proteger sem alimentar, muito menos educar as pessoas.

Para mais detalhes, aceda á entrevista através do link.

19-08-2020