NOTÍCIA  

 

 
Documentário “Macoconi – As raízes dos nossos filhos” vence prémio de melhor documentário no Festival de Internacional de Filmes Panafricano
A obra cinematográfica “Macoconi – As raízes dos nossos filhos ”, produzida pelo Centro Terra Viva (CTV), e desenvolvida pela ANIMA – estúdio criativo, venceu o prémio de melhor documentário no Lake International PanAfrican Film Festival (LIPFF) na sua edição de 2017.

O Festival, que teve lugar em Kisumu no Kenya, de 9 a 11 de Novembro, premiou 11 categorias de filmes tais como a melhor curta-metragem, o melhor filme do Kenya, o melhor documentário, o melhor filme de animação, entre outros. De entre as diferentes categorias que concorreram ao Festival, o documentário “Macoconi – As raízes dos nossos filhos” concorreu ao lado de uma variedade de obras provenientes de países como o Uganda, África do Sul, Nigéria e Kenya.

O grande tema do Festival foi “Artes e filmes para mudanças sociais” e os sub-temas considerados em fóruns de debate foram “criando diálogo”, “arte para o emponderamente económico” e “arte e governação”.

O Festival tem como objectivo promover o poder da arte nas mudanças sociais e o empreendedorismo no seio artístico, sensibilizando e capacitando os artistas e cineastas.

O documentário, lançado no dia 21 de Março de 2017 em Maputo, recomenda que haja um reforço dos mecanismos de implementação da legislação específica e complementar sobre a protecção de mangais em Moçambique, aumentando a efectividade do trabalho das instituições de tutela assim como das organizações da sociedade civil e a responsabilização de todos os intervenientes incluindo os municípios, o sector privado, e instituições do Estado.

O relatório compreende duas componentes, uma escrita e outra audiovisual, que consolida e complementa a análise feita sobre o modelo integrado de governação, gestão e conservação dos mangais em Moçambique cuja cobertura é considerada como a terceira maior em África e a maior da zona oriental do continente. A componente analítica escrita incluiu a análise de quatro indicadores de governação e gestão, nomeadamente Indicadores Político-Legais e Institucionais, Indicadores de Gestão, Indicadores de Saúde dos Ecossistemas e Indicadores Sociais e Económicos.

Desde 2011, o CTV tem vindo a documentar os progressos registados bem como os desafios que o país tem enfrentado na governação de terras e outros recursos naturais e na promoção do desenvolvimento rural, através da publicação anual do Relatório de Governação Ambiental.


Notícia Por: CTV

Voltar
 






 


       
.      
  • dp1
  • dp2
  • dp3
  • dp4
slider wordpress by WOWSlider.com v5.6
 


     Powered by FLVix | 2016 | Webmail | Contactos