NOTÍCIA  

 

 
CTV lança projecto de educação ambiental e promoção de formas alternativas de subsistência em Makomane, na Vila de Quissico
O Projecto denominado “Promoção de formas alternativas de subsistência para crianças órfãs e vulneráveis (COVs) em Makomane” pretende contribuir para a adopção de formas alternativas de subsistência, nomeadamente através da piscicultura incluindo a produção de ração para os peixes e sua conservação, o aumento dos níveis de conhecimento sobre o meio ambiente, aproveitamento sustentável dos recursos naturais existentes e direitos das crianças, e o melhoramento da dieta alimentar e do nível nutricional das COVs.

Este projecto será implementado pelo Centro Terra Viva (CTV) em parceria com a Associação para o Desenvolvimento de Makomane (MAKOMANE-ADM), organização de base comunitária sem fins-lucrativos, criada com o objectivo principal de promover o desenvolvimento social, cultural e económico da comunidade de Makomane, com o apoio da terre des hommes Alemanha (tdh – Alemanha).

O conceito do projecto surgiu da conjugação de uma experiência passada de uma primeira iniciativa do CTV apoiada pela terre des hommes Alemanha (tdh – Alemanha), com outras experiências de trabalho do CTV com a Associação Makomane-ADM na prossecução de objectivos estratégicos comuns.

A primeira iniciativa apoiada pela tdh – Alemanha, cujo objectivo foi contribuir para a gestão sustentável de recursos naturais à luz dos Direitos da Criança, foi a do Projecto de Apoio à Gestão Sustentável de Recursos Naturais. O projecto, que decorreu entre 2011 e 2013, promoveu a abertura de campos de agricultura de conservação, a produção de adubo orgânico, o treinamento em artesanato e sessões de formação em direitos da criança e educação ambiental no Distrito de Matutuíne, Província de Maputo.

Por seu turno, a Associação Makomane-ADM, entre outros projectos, desenvolve desde 2015 um projecto de piscicultura integrado num conjunto de acções de educação ambiental (http://www.ctv.org.mz/destaque.php?id=35). O projeto, apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pelo Governo do Distrito de Zavala e pelo setor das pescas na Província de Inhambane, tem um grande potencial para expansão e como exemplo piloto para iniciativas semelhantes
A tdh - Alemanha é uma organização não-governamental de apoio à criança e jovem no âmbito da protecção dos seus direitos, e actua através de parcerias com organizações nacionais apoiando iniciativas locais que visam promover o desenvolvimento comunitário tomando a implementação dos Direitos das Crianças como fio condutor de todo o processo.

O projecto denominado “Promoção de formas alternativas de subsistência para crianças órfãs e vulneráveis (COVs) em Makomane”, foi apresentado na Direção de Educação da Vila de Quissico e na Escola primaria completa de Makomane, onde estiveram presentes gestores da área de educação, acção social e saúde, professores, alunos e representantes da comunidade.

A implementação deste projecto poderá beneficiar cerca de 300 crianças e respectivas famílias da comunidade de Makomane. Acções previstas incluem a capacitação de professores em questões ambientais e de cuidadores de crianças/famílias sobre formas alternativas de sustentabilidade e direitos da criança, o treinamento das famílias sobre criação e conservação de peixe e na produção da ração, a construção de tanques ecológicos para a conservação de água, e a criação de clubes do ambiente.

O Projecto arrancou no iniciou de Novembro de 2017 terá uma duração de dois anos e contará com o apoio técnico da área do Programa de Educação e informação Ambiental do CTV.


Notícia Por:

Voltar
 






 


       
.      
  • dp1
  • dp2
  • dp3
  • dp4
slider wordpress by WOWSlider.com v5.6
 


     Powered by FLVix | 2016 | Webmail | Contactos