DESTAQUE

ANAC discute prioridades de investigação, monitoria, gestão e conservação nas áreas de conservação marinhas em Moçambique

Participantes do Workshop

A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), realizou em parceria com o CTV, no dia 01 de Agosto do corrente ano um workshop técnico para avaliar as iniciativas de investigação e monitoria em curso nas seis áreas de conservação marinhas de Moçambique, nomeadamente o Parque Nacional das Quirimbas (PNQ), a Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas, o Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto (PNAB), a Zona de Protecção Total do Cabo de São Sebastião, a Reserva Nacional do Pomene (RNP) e a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro (RMPPO).

O evento foi organizado pela ANAC, e financiado pelo Projecto de Áreas de Conservação para a Biodiversidade e Desenvolvimento (Mozbio) a ser implementado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS). O CTV providenciou apoio técnico na concepção, organização e facilitação deste workshop. O encontro contou com a participação de aproximadamente 50 convidados dentre eles técnicos da ANAC, representantes do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), representantes das áreas de conservação marinhas, representantes do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), parceiros de financiamento, parceiros da sociedade civil, sector privado e instituições de ensino.

Esta é a segunda vez que a ANAC reúne gestores das áreas de conservação marinhas e especialistas marinhos para discutir matérias pertinentes para a gestão destas áreas de conservação. O primeiro encontro foi realizado em 2015, sob o lema “Melhoramento da Gestão das Áreas de Conservação Marinhas”, onde foram identificadas prioridades de investigação e monitoria. Volvidos dois anos, tornou-se necessário avaliar as iniciativas em curso e os progressos alcançados bem como identificar os constrangimentos e desafios e partilhar experiências e lições aprendidas.

Durante o workshop foram apresentados e debatidos os actuais estágios de implementação dos programas de investigação e monitoria em curso, e avaliadas e definidas, com base nas lacunas existentes, prioridades adicionais que devem ser tomadas em consideração. Os constrangimentos e desafios apontados foram, entre outros, a falta de fundos próprios e a dependência de fundos de doadores, a falta de pessoal qualificado e em termos de número e, em alguns casos, até a falta de infra-estruturas próprias. Como recomendações foram definidas a necessidade de fortalecimento da comunicação, fortalecimento da intervenção dos demais parceiros da ANAC e refinar acções de trabalho coordenado, assim como a necessidade de mobilizar recursos técnico-financeiros.

O evento culminou com uma discussão restrita aos administradores das áreas de conservação marinhas sobre estratégias de implementação e coordenação no âmbito do Memorando de Entendimento entre a ANAC e o CTV, onde se abordou as necessidades e peculiaridades da colaboração e comunicação entre as duas instituições, a implementação das actividades e ainda uma discussão inicial sobre as necessidades de material informativo e educativo.


Notícia Por CTV

Anúncio de consultoria para elaboração de projecto de edificação de escritórios em Palma - Cabo Delgado

II Fórum Nacional de Advocacia sobre Recursos Minerais e Desenvolvimento (NKUTANO 2017)

Exposição dos tipos de rochas, vegetação e dunas na Praia de Xai-Xai

Sessão de reflexão "Participação da mulher nos processos de tomada de decisão: casos de atribuição do DUAT e de reassentamento para grandes projectos".

Lançamento oficial do projecto “Mineração artesanal: Direitos ambientais e culturais na Província de Cabo Delgado”

Comunicado de Imprensa - Os efeitos das plantações florestais da Portucel em Moçambique
FLVix Suporte
Rafael, B. Tankar, I & R. Uane (2014). Igualdade de género e participação comunitária no processo d
Boletim Informativo 02/2017
Boletim Informativo 01/2017
Boletim Informativo 04/2016
 
     
  • dp1
  • dp2
  • wowslider.net
  • dp4
bootstrap carousel by WOWSlider.com v8.7
     
  Powered by FLVix | 2016 | Webmail | Contactos |