Clubes do Ambiente de Mussacate e Macomane, distrito de Zavala, província de Inhambane, tomam a dianteira e na comemoração do Dia Mundial do Ambiente

Cerca de 150 crianças integradas em clubes do ambiente das escolas primárias completas de Mussacate e Macomane iniciaram as comemorações do dia mundial do ambiente realizando campanhas de limpeza da praia, partidas de futebol, exposições de materiais por elas produzidas no âmbito das implementações das actividades inseridas nos direitos da criança e educação ambiental.

As actividades compreenderam a realização de concursos de redações sobre a efeméride, desenho, produção de herbários orológicos entre outras realizações. A partida de Futebol que opôs os clubes do ambiente das Escola Primária Completa de Macomane e Escola Primária completa Emílio Armando Guebuza de Mussacate onde consagrou se vencedor por uma três bolas a uma.

Durante a apresentação da exposição os petizes realizaram acções de divulgação de mensagens educativas em forma de poesia, desenhos, danças, com mensagens claras dirigidas aos membros da comunidade convidados especificamente para este evento. Os presentes tiveram a oportunidade de dialogar sobre questões pertinentes, como proteção da criança contra os seus direitos, bem como sobre as espécies em vias de extinção com destaque para as tartarugas marinhas. Sobre esta última questão, os membros da comunidade manifestaram o seu desagrado pelo registo de capturas apesar dos apelos para que tal não aconteça.

Esta série de actividades vai ser concluída no dia 16 de Junho data, altura em que se encerram as comemorações da quinzena da crianças, devendo realizar-se uma limpeza na vila distrital de Zavala para persuadir outras crianças para promoverem a limpeza nos locais onde elas se encontram promovendo a vida num ambiente limpo e saudável.

Refira-se que as crianças da escola de Macomane, vem realizando estas actividades desde 2018 altura em se beneficiaram de um projecto financiado pela terre des  hommes com intuito de impulsionarem estas duas temáticas tendo capacitado professores sobre abordagens ambientais e que um dos coordenadores foi  gracejado como melhor professor do Distrito de Zavala, com alguma bagagem na abordagem de questões ambientais integradas no currículo local. Na segunda fase deste projecto, foi integrada a escola de mussacate, que para além de treinamento esta engajada na promoção e salvaguarda da criança tendo já identificado pontos focais ao nível das comunidades, bem como no Comando Distrital da Policia.

Ao nível das comunidades é notória a participação das comunidades nos processos de processamento de produtos locais, incluindo o sal é extraído de pequenas lagoas de macomane.

Na mesma ocasião o (CTV) lançou o início de uma temporada de comemoração dos 20 anos da sua criação. O Acto realizado pelo Vice-presidente da Organização, Almiro Lobo, incluiu a interação com professores, alunos, membros da comunidade com os quais o CTV tem vindo a trabalhar naquela parcela do país desde 2009, altura em que iniciou as actividades de fortalecimento das comunidades Rurais no Âmbito da Gestão e Administração da Terra.

Para além de visita a iniciativas em curso e realizadas pelos intervenientes o CTV, ofereceu brindes nas duas escolas, tais como bolas de futebol e de voleibol, bem como as redes, e os alunos das referidas escolas receberam ainda a oferta de material didático, como cadernos e outro material didáctico.

Estes clubes gozam de uma autonomia na realização das actividades, uma vez que realizam parceria com as comunidades, na protecção de ambiente e actividades de programas sustentáveis de recursos naturais, bem como programas radiofónicos na rádio local entre outras.

Salientar que que parte das actividades decorreram ontem 8 de junho dia mundial dos oceanos, uma data que foi constituída em 1992 na cimeira da terra, havida na cidade brasileira de Rio de Janeiro cujo objectivo é despertar atenção para a importância dos mares e oceanos e consciencialização das pessoas sobre os impactos das acções humanas nos oceanos, mobilizando a população mundial para a sua conservação.

 

 

13-06-2022